MASSAGEM RELAXANTE

É revitalizante é ter uma boa qualidade de vida. A massagem acalma o corpo e a mente, aliviando o stress.

Trânsito caótico, problemas financeiros, acúmulos de responsabilidades, tensões  do dia a dia. Atualmente, são muitos os fatores que auxiliam no aumento de estresse e tensão do dia a dia, elementos comumente presentes em pessoas de várias idades e classes sociais.

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O corpo pode produzir um acúmulo prejudicial de hormônios quando estamos presos no trânsito ou cumprir um prazo de trabalho.  Quando reprimidos os níveis do “hormônio do stress” cortisol pode levar à insônia, dores de cabeça e problemas digestivos mesmo.

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse afeta cerca de 90% da sociedade atual, número considerado alto por médicos e especialistas. Devido a esse quadro alarmante, estudantes, trabalhadores e aposentados têm procurado soluções alternativas para combater a tensão cotidiana. A ingestão de remédios, embora eficaz, pode trazer efeitos colaterais e, portanto, tem sido evitada por muitos pacientes. Uma técnica bastante procurada e popularizada é a prática da massagem relaxante, que consegue aliviar traumas físicos e psicológicos, além de causar bem-estar corporal.

A massagem relaxante aumenta a quantidade dos hormônios endorfina e ocitocina, diminuindo o estresse. O estresse é uma reação do organismo diante de situações que provocam, medo, ansiedade, pressões, acumulo de responsabilidade

Benefícios da Massagem Relaxante

  • Melhora a atitude mental
  • Reduz a ansiedade e minimiza estados depressivos
  • Permite uma melhor manipulação da pressão
  • Melhorar a postura e estimula a concentração
  • Reforça a atitude positiva
  • Alivia a dor e a tensão muscular
  • Promove estados relaxados de agilidade mental
  • Melhora o pensamento calmo e criativo
  • Diminui a retenção de líquido
  • A massagem é revitalizante e tem duas grandes características: RELAXAR E TRATAR.

“Apesar do stress não ser uma doença, ele é um fator que pode conduzir a problemas de saúde, abaixando a resistência física e nos deixando vulneráveis, levando também ao desequilíbrio emocional e psicológico”.

MASSAGEM O SEU PRINCIPAL OBJETIVO

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A massagem relaxante é um conjunto de  movimentos suaves e firmes, deslizamento e leve compressão aplicados no corpo trazendo o alivio da dor, efeitos de relaxamento, conforto, aumentando a energia e rejuvenescimento muscular. A nível mental, a massagem não apenas alivia o stress diário como também a ansiedade. Seu principal objetivo suavizar, acalmar o corpo e a mente induzindo a uma profunda sensação de paz, bem estar e alegria. Aplicação é feita com óleos ou cremes em ambiente calmos e tranquilos com música de relaxamento.

massagem-relaxanteÉ pelo toque que a massagem desencadeia transformações físicas e emocionais que cria por vezes uma sensação de descanso e realização tanto no corpo como na mente. Uma boa massagem  pode afetar em todos os níveis do ser humano. Fisicamente, os benefícios são o relaxamento e a tonificação dos músculos o incentivo ao fluxo linfático e o alongamento do tecido conjuntivo das articulações. O número de sessões realizado por cada paciente depende do estado físico e mental. “Em alguns casos, uma única sessão de massagem relaxante consegue alcançar efeito desejado no alívio do stress, cansaço e das dores físicas, desde que não sejam dores causadas por disfunções posturais e mecânicas”. Sendo assim, o quadro de cada pessoa é avaliado e estudado na primeira consulta para que, dessa maneira a massagista possa determinar a técnica eficaz e o número necessário de sessões.

Como administrar o stress:

  • Vivendo e não sobrevivendo.
  • Organizando seu tempo, fazendo dele um aliado.
  • Diminuindo os compromissos.
  • Gostando da vida, valorizando-a.
  • Não se desgastando em uma só tarefa.
  • Trabalhando naquilo que lhe dá prazer.
  • Sendo criativo, descobrindo suas potencialidades.
  • Buscando o equilíbrio entre trabalho e lazer.
  • Reservando tempo para si mesmo.

Há providências cotidianas simples que devem ser observadas, quando possível, para lidar com o estresse. Veja algumas delas:

No trabalho

  • Se está enfrentando um problema com o chefe, tente desviar o pensamento para coisas agradáveis.
  • Se você está irritadiço, trate de conter o impulso. Descarregue o ódio numa atividade física.
  • Não queira resolver tudo sozinho. Delegue. Sob tensão, até as tarefas simples parecem insuportáveis.
  • Não leve trabalho para casa.
  • Quando sair do escritório, deixe as preocupações profissionais dentro da gaveta.

Fora do trabalho:

  • Desligar-se é a regra geral. Veja televisão, assista a um vídeo, leia um livro.
  • Viaje sempre que possível nos finais de semana e saia para jantar.
  • Converse a respeito de seus problemas com os amigos.
  • Tente técnicas de relaxamento.
  • Toda atividade repousante vale a pena, como uma sauna, massagem ou algum esporte.
  • Caminhar em parques é uma grande opção.

Emoções intensas, como a ansiedade e raiva, automaticamente mudam o ritmo da respiração, tornando-a superficial e rápida. A respiração profunda tem sido chamada de respiração natural, abdominal, do bebê ou diafragmática. Ela possibilita que a pessoa possa encher os pulmões de oxigênio, liberando o monóxido de carbono. Algumas outras vantagens associadas a esse tipo de respiração incluem maior nível de relaxamento, aumento na retenção de energia, na capacidade de lidar com o estresse e de controlar as emoções.

O Riso: uma opção para a atividade física

Willian Fry, professor da escola de medicina da Stanford University, afirma que rir de 100 a 200 vezes ao dia requer um esforço similar ao de uma pessoa remando por 10 minutos.  Ele explica que a gargalhada produz um “jogging interno”, causando aumento na freqüência cardíaca, pressão arterial, aceleração da respiração e consumo de oxigênio da mesma forma que o exercício físico.  Além disso, exercita intensamente os músculos do rosto, ombros, diafragma e abdome.

Willian Fry sugere o tratamento da risada como prevenção a problemas cardíacos, depressão e doenças relacionadas ao estresse.  Por meio dessa prática, o indivíduo tende a liberar suas emoções e aliviar as tensões, ajudando-o a manter-se em equilíbrio.

Exercícios Físicos

O exercício regular é um antídoto contra a depressão mental. A aptidão física melhora o estado de espírito, a auto-imagem e a performance das pessoas em suas atividades. Também reduz o nível de estresse, em homens e mulheres, independente da idade.

Sabe-se que esta técnica já era usada pelos chineses, gregos e romanos há mais ou menos dois mil anos. É importante que o indivíduo busque praticar exercícios físicos regularmente, procurando manter sempre o seu limite.

Meditação

Segundo H. Chaushuri, “A meditação pode revelar os vastos recursos da personalidade humana e contribuir imensamente para o seu pleno desenvolvimento e expressão criadora.”

Essa é a outra importante técnica de relaxamento. As decisões são formadas de maneira consciente, podendo passar as idéias para o corpo, identificando os locais de tensão física que aparecem durante o dia. Esses exercícios ajudam a aumentar a consciência do corpo e, no trabalho poderão ser úteis, para em situações estressantes, o indivíduo recorrer aos pontos mais tensos da sua musculatura e enfrentar as dificuldades com mais tranqüilidade.

Fonte http://www.faac.unesp.br


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Massagista e Terapeuta Holística

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