MASSAGEM RELAXANTE

 

 

Massagem Relaxante é revitalizante é  ter uma boa qualidade de vida, A massagem  acalma o corpo e a mente, aliviando o stress.

Trânsito caótico, problemas financeiros, acúmulos de responsabilidades, tensões  do dia a dia. Atualmente, são muitos os fatores que auxiliam no aumento de estresse e tensão do dia a dia, elementos comumente presentes em pessoas de várias idades e classes sociais.

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O corpo pode produzir um acúmulo prejudicial de hormônios quando estamos presos no trânsito ou cumprir um prazo de trabalho.  Quando reprimidos os níveis do “hormônio do stress” cortisol pode levar à insônia, dores de cabeça e problemas digestivos mesmo.

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse afeta cerca de 90% da sociedade atual, número considerado alto por médicos e especialistas. Devido a esse quadro alarmante, estudantes, trabalhadores e aposentados têm procurado soluções alternativas para combater a tensão cotidiana. A ingestão de remédios, embora eficaz, pode trazer efeitos colaterais e, portanto, tem sido evitada por muitos pacientes. Uma técnica bastante procurada e popularizada é a prática da massagem relaxante, que consegue aliviar traumas físicos e psicológicos, além de causar bem-estar corporal.

A massagem relaxante aumenta a quantidade dos hormônios endorfina e ocitocina, diminuindo o estresse. O estresse é uma reação do organismo diante de situações que provocam, medo, ansiedade, pressões, acumulo de responsabilidade

Benefícios da Massagem Relaxante

  • Melhora a atitude mental
  • Permite uma melhor manipulação da pressão
  • Reforça a atitude positiva
  • Promove estados relaxados de agilidade mental
  • Melhora o pensamento calmo e criativo
  • A massagem é revitalizante e tem duas grandes características: RELAXAR E TRATAR.

“Apesar do estresse não ser uma doença, ele é um fator que pode conduzir a problemas de saúde, abaixando a resistência física e nos deixando vulneráveis, levando também ao desequilíbrio emocional e psicológico”.

MASSAGEM O SEU PRINCIPAL OBJETIVO

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A massagem relaxante é um conjunto de  movimentos suaves e firmes, deslizamento e leve compressão aplicados no corpo trazendo o alivio da dor, efeitos de relaxamento, conforto, aumentando a energia e rejuvenescimento muscular. A nível mental, a massagem não apenas alivia o stress diário como também a ansiedade. Seu principal objetivo suavizar, acalmar o corpo e a mente induzindo a uma profunda sensação de paz, bem estar e alegria. Aplicação é feita com óleos ou cremes em ambiente calmos e tranquilos com música de relaxamento.

 

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É pelo toque que a massagem desencadeia transformações físicas e emocionais que cria por vezes uma sensação de descanso e realização tanto no corpo como na mente. Uma boa massagem  pode afetar em todos os níveis do ser humano. Fisicamente, os benefícios são o relaxamento e a tonificação dos músculos o incentivo ao fluxo linfático e o alongamento do tecido conjuntivo das articulações. O número de sessões realizado por cada paciente depende do estado físico e mental. “Em alguns casos, uma única sessão de massagem relaxante consegue alcançar efeito desejado no alívio do stress, cansaço e das dores físicas, desde que não sejam dores causadas por disfunções posturais e mecânicas”. Sendo assim, o quadro de cada pessoa é avaliado e estudado na primeira consulta para que, dessa maneira a massagista possa determinar a técnica eficaz e o número necessário de sessões.

Como administrar o estresse

Você poderá controlar seu estresse da seguinte maneira:

·Vivendo e não sobrevivendo.

·Organizando seu tempo, fazendo dele um aliado.

·Diminuindo os compromissos

·Gostando da vida, valorizando-a.

·Não se desgastando em uma só tarefa.

·Trabalhando naquilo que lhe dá prazer.

·Sendo criativo,descobrindo suas potencialidades.

·Buscando o equilíbrio entre trabalho e lazer.

·Reservando tempo para si mesmo.

Há providências cotidianas simples que devem ser observadas, quando possível, para lidar com o estresse. Veja algumas delas:

No trabalho

Se está enfrentando um problema com o chefe, tente desviar o pensamento para coisas agradáveis.

Se você está irritadiço, trate de conter o impulso. Descarregue o ódio numa atividade física.

Não queira resolver tudo sozinho. Delegue. Sob tensão, até as tarefas simples parecem insuportáveis.

Não leve trabalho para casa.

Quando sair do escritório, deixe as preocupações profissionais dentro da gaveta.

Fora do trabalho:

Desligar-se é a regra geral. Veja televisão, assista a um vídeo, leia um livro.

Viaje sempre que possível nos finais de semana e saia para jantar.

Converse a respeito de seus problemas com os amigos.

Tente técnicas de relaxamento.

Toda atividade repousante vale a pena, como uma sauna, massagem ou algum esporte. Caminhar em parques é uma grande opção.

Respiração Profunda

Emoções intensas, como a ansiedade e raiva, automaticamente mudam o ritmo da respiração, tornando-a superficial e rápida. A respiração profunda tem sido chamada de respiração natural, abdominal, do bebê ou diafragmática. Ela possibilita que a pessoa possa encher os pulmões de oxigênio, liberando o monóxido de carbono. Algumas outras vantagens associadas a esse tipo de respiração incluem maior nível de relaxamento, aumento na retenção de energia, na capacidade de lidar com o estresse e de controlar as emoções.

O Riso: uma opção para a atividade física

Willian Fry, professor da escola de medicina da Stanford University, afirma que rir de 100 a 200 vezes ao dia requer um esforço similar ao de uma pessoa remando por 10 minutos.  Ele explica que a gargalhada produz um “jogging interno”, causando aumento na freqüência cardíaca, pressão arterial, aceleração da respiração e consumo de oxigênio da mesma forma que o exercício físico.  Além disso, exercita intensamente os músculos do rosto, ombros, diafragma e abdome.

Willian Fry sugere o tratamento da risada como prevenção a problemas cardíacos, depressão e doenças relacionadas ao estresse.  Por meio dessa prática, o indivíduo tende a liberar suas emoções e aliviar as tensões, ajudando-o a manter-se em equilíbrio.

Exercícios Físicos

O exercício regular é um antídoto contra a depressão mental. A aptidão física melhora o estado de espírito, a auto-imagem e a performance das pessoas em suas atividades. Também reduz o nível de estresse, em homens e mulheres, independente da idade.

Sabe-se que esta técnica já era usada pelos chineses, gregos e romanos há mais ou menos dois mil anos. É importante que o indivíduo busque praticar exercícios físicos regularmente, procurando manter sempre o seu limite.

Meditação

Segundo H. Chaushuri, “A meditação pode revelar os vastos recursos da personalidade humana e contribuir imensamente para o seu pleno desenvolvimento e expressão criadora.”

Essa é a outra importante técnica de relaxamento. As decisões são formadas de maneira consciente, podendo passar as idéias para o corpo, identificando os locais de tensão física que aparecem durante o dia. Esses exercícios ajudam a aumentar a consciência do corpo e, no trabalho poderão ser úteis, para em situações estressantes, o indivíduo recorrer aos pontos mais tensos da sua musculatura e enfrentar as dificuldades com mais tranqüilidade.

Fonte http://www.faac.unesp.br


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